sábado, 5 de dezembro de 2009

Teatro municipal em Nova Iguaçu ,eu quero !

Mesmo com as últimas emancipações, Nova Iguaçu ainda conta com uma população de quase um milhão de habitantes e isso é sem dúvida um dado a se considerar quando se pensa em ações e equipamentos que contribuam para a qualidade de vida local.

O Estado do Rio conta hoje com mais de cem aparelhos culturais, mas nenhum deles está localizado na Baixada. Vemos aí um grande desequilíbrio na distribuição dos bens culturais do nosso estado.

A cultura expressa a identidade do seu povo e em nossa cidade sempre pulsou de forma intensa devido à movimentação autêntica, autônoma e independente de seus artistas e produtores culturais.

Por tudo isso, o Espaço Cultural Sylvio Monteiro foi uma grande conquista para a população como um todo, sendo inegável sua importância. No entanto, sua estrutura física atende a determinado perfil de atividades que podem ser desenvolvidas num espaço de sala de exibições em detrimento de outras. Isto porque sua capacidade está limitada a 140 lugares, não sendo um espaço adequado para alguns tipos de produção. Essa avaliação foi feita por técnicos e pessoas estudiosas do ramo da produção cultural.

Tramita na prefeitura um projeto para desapropriação do imóvel do antigo Cine Iguaçu e sua transformação em teatro municipal. O espaço comportaria 400 espectadores sentados só na parte da platéia principal. Além de tornar aquela região um pólo de arte e cultura da nossa cidade - e por que não dizer da Região da Baixada Fluminense -, sua revitalização urbana será de grande impacto social.

0 comentários:

Postar um comentário